A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão. Assim como Cuba, a Coreia do Norte é um dos remanescentes países de regime socialista no mundo, em razão dessa escolha enfrenta diversos problemas socioeconômicos. Tal fato começou a partir de 1991, quando a União Soviética entrou em declínio.
A Coreia do Norte é socialista em virtude de interferências externas que ocorreram no passado.
Depois que o Japão desocupou a Coreia, a mesma foi dividida em dois países distintos: a Coreia do Norte, controlada pelos soviéticos (socialistas) e a Coreia do Sul, controlada pelos americanos (capitalistas).
A topografia do país varia entre colinas e montanhas, ao norte e a leste, além de planícies, a oeste. O ponto mais elevado do país fica a 2 744 metros de altitude, chamado de Paektu-san. Quanto à hidrografia, os rios que mais se destacam são o Tumen e o Yalu.
O clima que predomina é o temperado continental, que apresenta um verão com grande incidência de chuva e invernos rigorosos.
O país possui uma economia planificada, bem aos moldes soviéticos. Desse modo, mantém uma restrita relação comercial com outros países. O país recebe ajuda alimentar da ONU (Organização das Nações Unidas) e sua economia está vinculada à produção industrial de base, além de produtos agropecuários.
A composição étnica e linguística norte-coreana não apresenta uma grande diversidade.
Informações diversas do país:
Nome: República Democrática Popular da Coreia.
Bandeira:
Brasão:
Capital: Pyongyang.
Gentílico: norte-coreano.
Idioma oficial: coreano.
Governo: República socialista.
Independência: do Japão, em 15 de agosto de 1945.
Área territorial: 120 538 km².
Número de habitantes: aproximadamente 23,9 milhões.
Moeda: Won norte-coreano.
Curiosidades da Coreia do Norte:
O país possui um regime muito fechado, seus habitantes não podem usar telefone celular e os turistas não podem tirar fotos de monumentos, por exemplo.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Pyongyang, capital da Coreia do Norte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário